13 de mai. de 2009

A MULHER QUE DEUS USA


Texto base: Lucas 1:26-38

Desde os tempos bíblicos, o Senhor procura mulheres que aceitem o desafio de servi-Lo de maneira incondicional.

Desde os primórdios da humanidade, Deus tem escolhido mulheres para fazerem parte de seu grande projeto de resgate e reconciliação do mundo com Ele. No Salmo 68:11 há uma declaração de que sob a Sua ordem levantou-se uma grande falange de mensageiros das Boas Novas. Este texto é uma referência direta ao que aconteceu nos dias de Débora e Jael, conforme lemos em Juízes 4 e 5, mas continuou se cumprindo na história do povo de Deus – e ainda hoje diz respeito a nós.
Surge então uma pergunta: Que tipo de Mulher Deus usa?
Existem alguns critérios para esta escolha. Vejamos no exemplo de Maria, mãe de Jesus, quatro pré-requisitos para sermos usadas pelo Senhor.

1- Deus usa Mulheres agraciadas – v 30

Ao pensar no que significa achar graça diante de Deus, recordemos o exemplo de Noé (Gn 6:8-9). Homem que achou graça diante do Senhor. Por intermédio dele toda a humanidade foi preservada. “Achar graça” aqui, parece referir-se a atrair de forma especial o Olhar do Senhor, de tal maneira que O leve a agir diferente com aquela pessoa. Sua qualidade de vida moral, espiritual e social, era digna de chamar Sua atenção. Em Gn 6:9 Moisés, autor do livro, destaca as qualidades de caráter de Noé que atraíram o Olhar de Deus em sua direção: Justiça, integridade e andar com Deus.
A saudação do anjo à Maria revelou que ela também achou graça diante do Senhor (v 30).
Mas quem era essa mulher?
Nós evangélicos não a aceitamos como mediadora da fé e das bênçãos do Senhor, por entendermos pela palavra que “...Há um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo...” (1 Tim 2:5). Também não reconhecemos sua eterna virgindade, com base na declaração bíblica de que ela teve outros filhos (Mc 3:31-32, 6:3). Não podemos porém negar, que o fato dela ter sido escolhida entre todas as mulheres de sua geração para ser a mãe de Cristo, por ter atraído de forma especial o Olhar de Deus para si, tornando-a um exemplo para nós. Embora o texto não revele o que motivou sua escolha, podemos inferir que ela tinha algo especial. Suas qualidades de caráter, o testemunho que deu à sua geração e a intimidade que tinha com o Pai, com certeza lembravam Noé.
A mulher que Deus usa é aquela que atrai o Seu Olhar por sua justiça, integridade e intimidade com Ele.

2- Deus usa Mulheres de Fé – v 37; 45

Em Lucas 1:34 vemos que Maria questiona ao anjo como poderia acontecer uma gravidez, sendo ela ainda solteira e virgem. As circunstâncias declaravam: Impossível!
Mas, sob a descrição angelical de como aconteceria e de que para Deus não há nada impossível, ela creu (v 37 e 45).
Da mesma forma muitos desafios são lançados a nós diariamente. Nem sempre nos sentimos aptas para realizá-los, no entanto devemos confiar no Poder de Deus, em Sua Sabedoria e Soberania, pois se Ele nos confiou uma tarefa é por que já tem o caminho e a estratégia para que possamos realizá-la. Os Planos de Deus não são incompletos nem ineficazes. Mulheres de fé são aquelas que só dependem de uma Palavra de Deus para agir. Elas crêem a despeito do que diz a situação externa. São estas que Deus Deseja usar!
Quanto a mulheres assim, vemos o relato do autor aos Hebreus mencionando sara, Raabe e outras mais, cujo nome sequer é mencionado, mas que creram apesar da morte de seus filhos (Hb 11:11, 31, 35)
Deus procura entre nós, mulheres que sejam capazes de crer em Suas Promessas e de viver por aquilo que crêem. Nossos dias são maus, o inferno tem se levantado com fúria contra a igreja, uma de suas investidas é para incutir a incredulidade em nossa sociedade, e até entre os escolhidos. Onde está a nossa voz profética? O Senhor é o mesmo hoje, ontem e o será eternamente (Hb 13:8). Ele não mudou pois declara: Eu sou o Senhor, O Deus de toda a humanidade. Há alguma coisa difícil demais para mim? (Jr 32:26). Maria creu, assim como sua prima Isabel. Elas viram o propósito do Senhor se cumprir em suas vidas e foram instrumentos para mudar a história do mundo por sua fé.

3- Deus usa Mulheres disponíveis – v 38

Deus procura mulheres que, crendo Nele, se disponham inteiramente. Não podemos servi-Lo pela metade: Tudo que temos, somos e fazemos vem Dele e Lhe devem ser dedicados. Foi isso que Davi entendeu e declarou em sua oração que está registrada em 1 crônicas 29:10-15.
Nos Evangelhos, encontramos mulheres servindo ao Senhor Jesus. Elas tiveram sua história tocada e transformada, e como resposta de gratidão, ofereciam-Lhe tudo que possuíam e faziam, dedicando seu tempo e algumas vezes até seus filhos para aquele que aceitaram como Senhor. Servir a Deus é privilégio de quem pode reconhecê-Lo em todos os seus caminhos. Nossa gratidão deve se expressar através da dedicação e fidelidade em realizar Sua Obra. Um dia prestaremos contas do que fizemos com todos os benefícios recebidos. Então, que sejamos achadas como mulheres que O serviram com integridade e fidelidade.
Maria sabia que haveria um preço a pagar pelo que Deus faria através dela. Veja a profecia que ela recebe por ocasião da circuncisão de Jesus: Uma espada traspassará a tua alma (Lc 2:35). Ela sofreria pela dor de seu filho. Mesmo assim, não se negou ao sublime encargo. Pois declarou – “Eis aqui a serva do Senhor, que se cumpra em mim conforme a Tua Palavra.” (Lc 1:38). Faça você também esta oração. Receba como promessa o Salmo 126:6: Aquele que vai chorando enquanto lança a semente voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes.

4- Deus usa Mulheres obedientes – v 38

Aceitar o desafio não é uma decisão simples. Muitas vezes os caminhos de Deus nos colocam em situações inusitadas. A mulher confiante no entanto, segue obedecendo, pois conhece Aquele que lhe deu a ordem. Quando Maria respondeu ao Anjo “cumpra-se em mim conforme a tua palavra”, sabia que o caminho seria longo, muitos não acreditariam em sua integridade, por outro lado ela conhecia as escrituras e sabia que o Ministério de seu filho não seria só flores. Palavras como as de Simeão só vieram a confirmar essa certeza. Todavia ela decidiu obedecer; mesmo diante do abandono de José, permaneceu firme. Não sabia se o homem a quem ela estava prometida voltaria para ela, mas sabia da verdade da revelação de Deus.
Por ter sido obediente, o próprio Senhor se levantou em defesa de sua integridade e falou com José em sonhos (MT 1:18-24).
Ao ver Jesus na cruz, Maria não esmoreceu, pois conhecia o propósito. Ali também Deus age em seu favor, quando Jesus pede a João que cuide de sua mãe terrena e a tome também por mãe. A partir dali, Maria recebeu João como seu próprio filho, para se consolar de sua morte (João 19:25-27).
Há uma revelação tremenda nestes textos. Deus procura mulheres com o coração disposto a obedecer, que não temam retaliações ou críticas. Tendo a certeza de que vale a pena servi-Lo, mesmo que o caminho pareça escuro. Por mulheres assim o próprio Deus se levanta em defesa. Portanto, Obedeça; do mais o Senhor cuida!

Maria Elaine Ferreira dos Santos
Vice-presidente da COUAF, profª de Antigo testamento e
Obreira da IEC de Agronomia (RJ)