29 de abr. de 2009

Ministério Desperta Débora

(Sra. Helida Paixão É obreira em tempo integral do Desperta Débora, exercendo todo o trabalho administrativo.)

Em abril de 1996, estava lendo uma revista Vinde, hoje fora de circulação, quando me deparei com um artigo do Rev. Jeremias Pereira da Silva sobre um movimento novo de mães de oração. Era um movimento diferente, vivo, dinâmico, um chamado irresistível para uma mãe de duas filhas e um filho adolescentes. Apaixonei-me ali pelo Desperta Débora.

Não sabia naquele dia que o Senhor começava a me preparar para um ministério que treze anos depois me levaria à Coordenação Nacional. Diante desse desafio, com poucos dados, iniciamos sem nem mesmo saber muito bem como organizar, o movimento o Desperta Débora, na Igreja Batista de Manaíra em João Pessoa/PB. No ano seguinte, em Novembro de 1997, chegou às nossas mãos um folheto do Congresso Desperta Débora em Natal. Nós fomos. Que maravilha! Ficamos encantadas! Tudo o que queríamos, era estar em contato e unidas com tantas mães que entendiam as nossas lutas e as nossas alegrias. Ali todas eram iguais, todas com um só coração e um só propósito – orar pelos filhos.Estávamos decididas a lutar pelos nossos filhos, pela juventude, a aceitar o desafio de que: “ninguém ora por um filho como uma mãe ora, imagine milhares de mães orando juntas”. Estávamos nos juntando definitivamente com elas a partir dali.Voltamos para casa ainda mais animadas. Descobrimos que muitas mães estavam se levantando e se juntando para atender ao chamado do Senhor: “Desperta Débora, Marias, Antonias, Lúcias, Telmas, Anas, Aparecidas... e centenas, centenas de mães”.Não era possível mais parar o sopro do Espírito Santo de Deus!

De lá até aqui, a trajetória não tem sido só de terra plana, de campinas, nem de mares calmos sem ondas altas, temos lutas também, e das grandes. Ser uma Débora é sentir no coração que a dor de uma é a dor de todas, mas que a alegria de uma é a alegria de todas também. Vivemos o que diz a Palavra em Atos 4:32a “Da multidão dos que creram era um o coração e a alma.....”O coração e a alma – temos as mesmas expectativas para nossos filhos, desejos de bem e não de mal. Mães que entregam seus filhos ao Senhor querem ver homens e mulheres salvos em Jesus, de caráter, que exalem o bom perfume de Cristo.

O mais lhes será acrescentado. Falando de união, de companheirismo e de um só coração, lembro dos muitos testemunhos que vamos acumulando durante essa caminhada. Seria impossível mencionar todos neste espaço, mas um particularmente chamou a nossa atenção e nos encheu o coração de mais ousadia e coragem. Na cidade de Manaus, numa zona de periferia e de muita violência, os jovens estavam sendo dizimados pelas drogas, pela prostituição, pelo álcool, pela dor. As Déboras daquele bairro oravam e sentiram do Senhor que alguma coisa tinha de ser feita. Umas 40 mães ou mais, prepararam-se com as armas espirituais, mandaram confeccionar um fardamento com tecido camuflado, daqueles do exército, encomendaram uma bandeira com a logomarca do movimento e foram ao ataque. Toda semana morria pelo menos um jovem assassinado. Elas passaram a sair todas as madrugadas pelas ruas do bairro, marchando, cantando louvores e em oração. Derramavam o amor do Senhor. Clamavam a Jesus pelas vidas, pela juventude daquele lugar. Pediam a proteção de Deus, suplicavam que Ele mudasse a história daqueles jovens. Alguns meses depois já se ouvia os rumores de mudanças.

O espanto era sentido. Fazia já um bom tempo que não morria nenhum jovem assassinado naquela área. Deus é fiel!Ana Maria Pereira, nossa primeira coordenadora nacional falecida em Fevereiro de 2000, tinha uma frase célebre: “Não colocamos filhos no mundo para povoar o inferno, queremos ver nossos filhos rendidos aos pés de Jesus!” E o Desperta Débora ao longo desses anos foi conquistando mães em todos os lugares. Hoje estamos presentes em todos os estados da federação e até em vários países no exterior.

As Déboras são mães biológicas, adotivas ou espirituais que se dispõem a orar pelo menos 15 minutos diários pela vida dos seus filhos e da juventude. Como um movimento que está inserido numa missão que trabalha com jovens – a Mocidade Para Cristo do Brasil - temos nesses jovens nossos parceiros de ministério e filhos de oração.De mãe em mãe, de jovem em jovem, de cidade em cidade, assim se dá o crescimento do Desperta Débora. Onde estiver uma mulher, que creia que Deus pode mudar a história da vida de seus filhos e de um jovem, que creia que a última palavra não é das drogas, não é da prostituição, não é da violência, não é do mal e sim de Jesus Cristo de Nazaré ali estará uma Débora.

A história da juventude brasileira ainda não acabou. Milhares de mães ainda podem ser levantadas. Muito Deus nos deu, muito mais Ele ainda nos dará. Vamos unir nossos esforços, nossos corações, nosso trabalho, de Norte a Sul, de Leste a Oeste pela juventude brasileira.Os campos estão brancos, o vento do Espírito sopra a nosso favor, vamos levantar nossa bandeira e marchar, porque esta é a palavra do Senhor para nós:“

...Dize aos filhos de Israel que marchem” (Ex. 14:15b)“...Dize as filhas do Brasil que marchem” Pelo Senhor nós marchamos! Pelos nossos filhos nós marchamos! Pelos jovens caídos nas esquinas de todas as ruas, nós marchamos! Desperta Débora! Acorda, entoa um cântico de louvor!Por isso sou uma Débora! (eu, Mi tb Sou!)

http://www.mpc.org.br/site2009/index.php?option=com_content&view=article&id=98:por-que-sou-uma-debora&catid=44:nina&Itemid=104

Coordenadores Nacionais

Rev. Jeremias Pereira da Silva (centro)
Pastor da Oitava igreja Presbiteriana de Belo Horizonte, um ardoroso pregador sobre missões e avivamento e com trânsito livre entre todas as denominações.

Rev. Marcelo Gualberto da Silva (direita)
Pastor da Congregação Presbiteriana Central de Belo Horizonte, há 20 anos diretor da Mocidade para Cristo do Brasil. Ë o mentor da Geração Compromisso.

Secretária Nacional

Sra. Helida Paixão
É obreira em tempo integral do Desperta Débora, exercendo todo o trabalho administrativo.

Contatos
Caixa Postal 1508 - Cep 30.123-970
Belo Horizonte - MG