30 de mar. de 2009

Unção e alegria, alegria e unção

“Portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do Senhor é a vossa força”
Neemias 8:10.

(mensagem e testemunho compartilhado por Helena Tannure)

Temos uma facilidade incrível de lidar com a Palavra de Deus de forma
religiosa. Repetimos muitas vezes um versículo sem entender seu
verdadeiro significado e sua força. Há anos eu conheço este que citei,
mas creio que nos últimos três anos tenho aprendido mais sobre a
alegria do Senhor do que em toda a minha vida.

Alegria. Esta palavra aparece por toda a Bíblia com uma força
sobrenatural, e especificamente no livro dos Salmos. Quando
encontramos esta alegria do Senhor, expressa através da vida de seus
filhos espalhados por toda a terra, ela se agiganta ainda mais.
Lembro-me com carinho quando li um encarte de CD que dizia: “Os que
amam a santidade de Deus, amam tudo aquilo que é separado para Ele,
purificado para Ele. E não somente amam, mas evitam tudo que nade
contra essa corrente. A Bíblia diz: ‘amaste a justiça e odiaste a
iniqüidade por isso o teu Deus te ungiu com óleo de alegria…’ Amar a
justiça é uma metade da laranja, odiar a iniquidade é a outra metade;
quando as duas metades se ajuntam geram a conseqüência: unção e
alegria, alegria e unção…”

Quando conheci meu esposo, ele se declarou surpreso por saber que eu
era crente. Por um instante pensei que havia falhado em meu testemunho
e perguntei “por quê?” Ele me respondeu prontamente: “Você é muito
alegre, está sempre sorrindo, não se parece com os crentes que eu
conheço”. Respirei aliviada e ouvi a triste história: na infância ele
havia sido marcado por uma família de cristãos que ainda não sabia
manifestar a alegria do Senhor. Carrancudos e avessos a qualquer
pessoa que não professasse a mesma fé, eles eram o terror da
vizinhança, lembrados como os “crentes” que furavam todas as bolas de
futebol que acidentalmente caíam em seu quintal.

Somos convocados a ser sal da terra e luz do mundo, espalhando sabor e
brilho por onde quer que andemos, manifestando a graça do Senhor e
levando o Seu amor através de nossas atitudes e palavras. Sinto uma
satisfação enorme quando alguém me diz: “Você é tão alegre!” Então eu
posso testemunhar que o Senhor é o motivo de toda a minha alegria; Ele
é a razão do meu sorriso e a alegria que Ele plantou em mim é o que me
sustenta em meio a adversidade. A alegria do Senhor é a minha força.

Comecei a notar que depois que o Espírito Santo me revelou esta
verdade, eu me deleito nas mínimas coisas: na textura e sabor das
frutas, nas gotinhas reluzindo na vidraça do meu quarto em meio a
madrugada chuvosa, numa brisa rápida em um dia de intenso calor, na
água que bebo ou que proporciona meu banho no final de um dia de muito
trabalho. Nas pequenas coisas encontro motivo de intensa gratidão e
alegria. Não uma alegria que depende das circunstâncias, mas uma
escolha na maneira de encarar a vida. Não uma alegria construída sobre
deboches e chocarrices, piadas sem graça e sem compaixão, mas alegria
em compartilhar, em servir e em acreditar que existe um Deus que nos
ama, apesar de tudo, haja o que houver. Quando penso em adorar, penso
em buscar o sorriso de Deus, quando penso em viver em santidade, minha
motivação é saber que essa santidade agradará ao Senhor. Minha alegria
vem d’Ele, e o mínimo que posso fazer, é querer retribuir a Ele, um
pouquinho que seja desta alegria.

Helena Tannure