3 de jun. de 2009

Jeremias 2

Estudando o livro de Jeremias meu coração foi acometido de profundo pesar...
As lágrimas vieram junto com um aperto no peito diante dos lamentos do Senhor pela Casa de Israel.
Não era um lamento comum, era a tristeza (se é que posso usar essa palavra) de um Deus que havia feito maravilhas entre seu povo...

As palavras do Próprio Senhor em Jeremias 2

...Lembro-me de ti, da piedade da tua mocidade, e do amor do teu noivado, quando me seguias no deserto, numa terra que não se semeava. (v.2)
Então Israel era santidade para o SENHOR, e as primícias da sua novidade... (v.3)

Que dor é essa que um Deus pode sentir diante da ingratidão dos seus filhos?

Só quem já foi “abandonado” por alguém que amava pode entender a profundidade dessa pergunta:

Assim diz o SENHOR: Que injustiça acharam vossos pais em mim, para se afastarem de mim, indo após a vaidade, e tornando-se levianos? (v.5)

Porventura esquece-se a virgem dos seus enfeites, ou a noiva dos seus adornos? Todavia o meu povo se esqueceu de mim por inumeráveis dias. (v.32)

Só quem já sofreu “desfeitas” pode partilhar em ínfima proporção esse pesar com o Senhor:

E eu vos introduzi numa terra fértil, para comerdes o seu fruto e o seu bem; mas quando nela entrastes contaminastes a minha terra, e da minha herança fizestes uma abominação. (v.7)

Houve alguma nação que trocasse os seus deuses, ainda que não fossem deuses? Todavia o meu povo trocou a sua glória por aquilo que é de nenhum proveito. (v.11)
(essa declaração foi de doer na alma)

Toda a criação sofreu junto com Deus diante desse quadro de tamanha ingratidão

Espantai-vos disto, ó céus, e horrorizai-vos! Ficai verdadeiramente desolados, diz o SENHOR. (v.12)

Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm águas. (v.13)

O Quanto alguém precisa fazer para arrancar da Boca de um Deus conhecido pelos seus milagres e misericórdia essa declaração?

...sabe, pois, e vê, que mal e quão amargo é deixares ao SENHOR teu Deus, e não teres em ti o meu temor, diz o Senhor DEUS dos Exércitos. (v.19)

Diante disso posso aprender que quando somos chamados a sofrer “estando em Deus”, estamos na verdade tendo o privilégio de aprendermos a ser “parceiros” de alguma forma com o Senhor. Acredito que por isso Ele permite que muitas coisas nos aconteçam, coisas que nos trazem sofrimento e amargura de espírito como diz a palavra...
O Profeta Jeremias viveu num dos períodos mais cruentos da história de Judá, a época em que Jerusalém foi destruída pelas forças do império babilônico. Era o cumprimento do juízo de Deus contra uma cidade perversa, cheia de uma maldade na qual é difícil de acreditar. A grande cidade de Jerusalém, cantada em verso e prosa por Davi, estava sendo destruída por causa da idolatria. Esse pecado matriz de todos os outros cegou geração após geração até o momento em que Deus rejeitou a cidade. E não foi por falta de aviso.
Esse Jeremias dócil viu os horrores da guerra que tantas vezes anunciou, a qual poderia ter sido evitada se o povo que amava tivesse dado ouvidos a sua mensagem.

mi